O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento – CONDESC, esteve presente no 1º Encontro de Gestores Ambientais da Bahia, realizado no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) em Salvador. O encontro foi promovido, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em parceria com Ministério Público, UPB e FECBahia, onde contou com a participação de secretários de Meio ambiente, técnicos e autoridades do estado da Bahia.

O evento teve como principal prerrogativa a criação do Fórum Estadual de Gestores do Meio Ambiente, com o objetivo de buscar fortalecer ações, oportunizando um espaço de diálogo e de trocas de experiência entre os órgãos ambientais do Estado da Bahia e dos municípios. Gestores e autoridades, pontuaram a importância para o Fortalecimento da Gestão Ambiental nos municípios, seguindo prerrogativas do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e a implementação da Política Pública Municipal de Educação Ambiental – PPMEA.

Ao término do evento, ficou decidido que serão realizadas reuniões periódicas para a troca de informações sobre as ações e diretrizes para os próximos anos de governo. O Presidente do consórcio e Prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto salientou a importância do GAC-CONDESC para os municípios da Costa do Descobrimento, em especial no que tange o impacto ambiental local.